Diálogos das Juventudes

teste

Em nossos centros urbanos, a juventude pobre constitui o grupo mais afetado por mecanismos de exclusão e de vulnerabilidade e encontra-se diretamente atingida por uma gama de problemas sociais como altos índices de desocupação, evasão escolar, uso abusivo de drogas, assim como aliciamento no mercado de varejo, gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, atos violentos e mortes por causas externas. Quando se trata de jovens portadores de deficiência, o quadro é ainda mais alarmante, pois muitas vezes estes jovens não conseguem ter acesso às oportunidades e aos serviços disponíveis na cidade, por falta de informação ou dificuldades de acesso/deslocamento.

Diante desse contexto, o Instituto Locus promoveu em 2015 o primeiro Diálogos das Juventudes, evento que busca dar espaço à participação de nossas juventudes a partir de diálogos acerca de temáticas relevantes para eles. A proposta do evento está diretamente ligada ao seu nome, portanto, embora os temas sejam abordados por profissionais, pesquisadores e especialistas, dar-se ênfase a participação dos jovens. Através de uma abordagem objetiva e de uma linguagem atraente os jovens se envolvem e tomam conta do bate papo, expressam suas opiniões e ficam a vontade para tirarem suas dúvidas. O resultado? Um rico aprendizado para todos os envolvidos.

Acreditamos que os “Diálogos das Juventudes” possam ser uma forma constante de conversa com as juventudes, pois entendemos que a educação não é apenas um caminho para empregabilidade, um conjunto de saberes e fazeres voltados para os ofícios e atribuições individuais. Pelo contrário, a educação para nós deve só pode entendida de forma ampla, permanente e integral.

 

Diálogos 2015:


 

  • Redução da Maioridade Penal: Avanço ou retrocesso?

Dialogadores: Juliana Cesario Alvim Gomes (Profª do Curso de Direito – UFRJ)

Orlando Zaccone (Delegado – Polícia Civil)

 

  • Mundo do Trabalho: mercado da Construção Civil

Dialogadores: Victor Lutte (Engenheiro Civil)

Suzane Cunha (Arquiteta)

Reinaldo Menezes (Técnico de Segurança do Trabalho)

Fábio Monteiro Garcez (Técnico de Segurança do Trabalho)

Matheus Henrique Adeliano (Estudante de Engenharia Civil)

Jéssica Amaral (Técnica de Edificações)

Carolina Pereira (Chefe de Escritório da empresa Rjz Cyrela)

Adelson Olívio Soares   (Mestre de Obras da empresa Rjz Cyrela)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn